Ruralzão 2024: o tradicional campeonato movimenta o futebol viçosense em mais uma edição

Foto: Portal Folha da Mata

A competição que já atravessa gerações reúne equipes das comunidades rurais do município ao longo de mais de 30 anos desde a sua estreia, em 1993. Para a atual edição, foram definidos dois grupos em julho desse ano com representantes dos times participantes, durante reunião organizada na sede da Liga Esportiva Viçosense (LEV), tendo Ônix, Córrego São João, Estiva, Duas Barras e Nobres na chave A, além de Real Pedreira, Marques, Turvense, Posses e Piúna compondo a chave B.

A história do evento, que faz parte do calendário esportivo local, é marcada por muita emoção e tradição para os moradores, que se veem representados pelas equipes de suas comunidades durante toda essa trajetória. Em entrevista à TV Viçosa, em 2018, Sebastião Rodrigues, o Seu Tatão, revelou que fundou a competição por apelo popular. Assim, ele idealizou e organizou a primeira edição do Ruralzão de forma independente, com apoio e subsídios recebidos do comércio local para a realização do torneio, após tentativas da prefeitura, que viria a gerenciar a competição futuramente.

Agora, a organização fica a cargo da LEV e também recebe apoio do governo por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes. Além disso, inicialmente as partidas eram disputadas no campo do Arruda, que se situava na propriedade de Seu Tatão. Porém, hoje o Campeonato de Futebol Rural é disputado em outras localidades, como a Violeira e a Barrinha, onde já foram realizadas várias partidas durante essa edição.

O regulamento do campeonato de 2024 foi organizado de modo que as dez equipes fossem divididas igualmente em duas chaves, nas quais todos os times jogam entre si e os melhores colocados de cada grupo se classificam para a próxima fase. A abertura da competição aconteceu no dia 18 de agosto, com o duelo Ônix x Nobres, no Estádio Miguel Umbelino Magalhães, na Violeira. Nesse dia, o início do campeonato foi marcado pela cerimônia com desfile dos jogadores, além da execução do Hino Nacional Brasileiro.

Até o momento, duas equipes de cada grupo estão classificadas para a etapa seguinte, sendo elas: Ônix (10 pontos) e Estiva (9 pontos), na chave A; Posses e Real Pedreira (7 pontos cada uma), na B. As partidas da competição ocorrem aos finais de semana, com jogos emocionantes e movimentados, além de muitos gols e presença das torcidas, o que sempre gera histórias para contar.

O torneio é sem dúvidas um dos eventos mais tradicionais do calendário esportivo viçosense, pois já vem sendo disputado há mais de três décadas, sendo interrompido em duas ocasiões por falta de apoio e pela urgência do isolamento social, durante a pandemia. Superando as complicações, a competição se mantém ativa e continua trazendo alegria e harmonia para os moradores e atletas — que se desdobram entre o trabalho e os treinamentos para levar não só a taça, mas também orgulho para as comunidades.