Times de diferentes regiões de Minas dão início ao Campeonato Mineiro Amador 2023

Também chamado de “Mundial de Clubes da Várzea”, o Campeonato Mineiro Amador começa neste sábado (17) e conta com a participação de 63 clubes

O primeiro Campeonato Mineiro Amador foi idealizado, pela Federação Mineira de Futebol (FMF), com o objetivo de ser o maior campeonato de várzea de Minas Gerais. A primeira edição ocorreu em 2019 e teve como campeão o clube do Vasco da Gama Futebol Clube, da cidade de Esmeraldas. No dia 17 deste mês, 63 clubes de 50 cidades de todas as regiões do Estado de Minas Gerais dão início à terceira edição do campeonato, que teve como último vencedor o Silvestre Futebol Clube, da cidade de Viçosa.

As agremiações e os respectivos confrontos do campeonato foram anunciadas no dia 16 de maio e os sorteios para definir os mandos de campo foram transmitidos por meio de uma live realizada pela FMF.

Assim como na edição anterior, os jogos serão eliminatórios, de ida e volta. Nas primeiras fases, o time visitante, caso vença com diferença de 3 ou mais gols, elimina o adversário sem a necessidade do jogo da volta. Vale ressaltar que o Silvestre FC, campeão do ano passado, entra apenas na segunda fase da competição. A capital Belo Horizonte possui 12 clubes na disputa, sendo a cidade com o maior número de times na competição. Os representantes de Belo Horizonte são os 12 primeiros colocados do SFAC Série A 2022, já os demais clubes, pertencentes a outros municípios, foram determinados pelas ligas de futebol amador onde estão vinculados.

Confira abaixo a tabela dos primeiros jogos: