O futuro da agricultura está nas mãos da juventude rural

A Semana da Juventude Rural, promovida há 14 anos paralelamente à Semana do Fazendeiro da UFV, é uma das iniciativas que buscam incentivar os jovens do campo oferecendo atividades de formação e empreendedorismo para filhos de agricultores familiares para minimizar o êxodo rural

A conscientização para a permanência dos jovens no campo é necessária, frente ao êxodo rural e à utopia de uma vida melhor na cidade grande. Segundo o Canal Agro Estadão, um estudo divulgado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostrou que, no Brasil, a maior concentração de movimentos de migração ocorreu entre as décadas de 1960 e 1980 e, desde então, os índices sofrem uma constante queda. Ainda assim, estima-se que apenas 15,28% dos brasileiros vivem em áreas rurais, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015. 

Face a essa realidade, a  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), promovem, há 14 anos, a Semana da Juventude Rural, dentro da programação da Semana do Fazendeiro da UFV.  

A iniciativa busca proporcionar aos jovens rurais acesso a novos conhecimentos, tecnologias e mercados, além de incentivá-los a planejar atividades agropecuárias voltadas ao empreendedorismo, aumentando a produtividade, a renda e a sustentabilidade da agricultura familiar. Segundo a coordenadora adjunta da 93ª edição da solenidade realizada em 2023, Fabiana de Melo, a Semana do Fazendeiro, maior evento de extensão universitária do país, tem um papel formativo importante, especialmente para os pequenos produtores rurais e seus familiares. Sendo assim, iniciativas como a Semana da Juventude que enfatizem a inclusão dos jovens e a preocupação com a sucessão familiar, proporcionando uma nova perspectiva para a agricultura, que deve ser inclusiva e sustentável, são também necessárias.

Por meio da Semana da Juventude Rural, a Emater-MG e a UFV buscam  fortalecer o papel do jovem e da jovem rural e atender às demandas da agricultura familiar, abordando temas relacionados à tecnologia, à sucessão familiar e a oportunidades oferecidas pela formação superior. As atividades da Semana oferecem aos filhos e filhas de agricultores familiares atendidos pela Emater-MG a oportunidade de vivenciar o ensino, a pesquisa, a tecnologia e a extensão dentro do campus da UFV e de conhecer projetos bem-sucedidos e inspiradores voltados para a juventude rural. 

A 93ª edição da Semana do Fazendeiro da Universidade Federal de Viçosa (UFV), maior evento de extensão rural do Brasil, adotou em 2023 a temática "Crescimento econômico inclusivo e sustentável: um novo olhar para a agricultura". De acordo com Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da UFV, a 94ª Semana do Fazendeiro acontecerá entre os dias 06 e 12 de julho de 2024. Para informações sobre inscrições e programação acesse o site: https://semanadofazendeiro.ufv.br/

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *