Além de proporcionar possibilidades de as crianças se tornarem atletas, o projeto trabalha com a educação, abordando aspectos importantes da vida para profissionais de qualquer área
-24 de outubro de 2024
Além de proporcionar possibilidades de as crianças se tornarem atletas, o projeto trabalha com a educação, abordando aspectos importantes da vida para profissionais de qualquer área
Por
Pedro Lopes
O Projeto UFV Soccer Academy (UFVSA), iniciativa do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Futebol (Nupef), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), atende cerca de 170 crianças, com idades entre 4 e 13 anos, e possui outra centena de crianças na lista de espera. Segundo seu coordenador, o professor Israel Teoldo da Costa, a expectativa é que o UFVSA consiga ampliar, em 2024, o número de crianças atendidas.
Conforme ressalta Israel da Costa, o projeto busca ensinar as crianças mais do que o futebol. São trabalhados aspectos relacionados à vida de forma geral, beneficiando os futuros atletas e também as crianças que não seguirão no mundo do esporte, com fundamentos importantes para o sucesso profissional em qualquer área. Para isso, há diferentes estratégias como, por exemplo, o uso de alguns termos em inglês relacionados à prática do futebol para despertar o interesse das crianças pelo idioma da língua estrangeira.
Ronan Soares, pai de um estudante que participa do projeto há quase quatro anos, reforça a fala do professor e destaca que é perceptível o cuidado que os monitores têm ao se comunicar com as crianças, evitando gerar frustrações, e como o projeto tem contribuído para ensinar a ter disciplina e para o amadurecimento do seu filho. Conforme ressalta Soares, o projeto ainda proporciona a interação de seu filho com outras crianças.
O Projeto UFV Soccer Academy (UFVSA) conta com o apoio do programa Academia & Futebol, vinculado à Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor e, em dezembro de 2022, recebeu uma homenagem da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do governo de Minas Gerais (Sedese) na categoria Projeto Transformador: Reconhecimento de Trabalho Social. O prêmio foi entregue a atletas, técnicos, gestores, profissionais de comunicação e membros da sociedade civil que alcançaram resultados expressivos ou contribuíram para o esporte mineiro naquele ano.
Antes, em 2020, o Projeto UFV Soccer Academy (UFVSA), foi premiado como um dos sete melhores projetos de futebol do mundo pelo International Football for Friendship Award, fórum apoiado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). O projeto foi selecionado entre centenas de propostas nacionais focadas em iniciativas de treinamento esportivo, iniciação e cooperação para crianças em todo o mundo.
O professor Israel Teoldo recebendo, em nome do UFVSA, a premiação do governo de Minas | Créditos: Sedese
O Projeto UFV Soccer Academy iniciou suas atividades em agosto de 2017, sob a coordenação do professor Israel Teoldo da Costa, com apoio da Universidade Federal de Viçosa e da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude do Estado de Minas Gerais. O principal objetivo do projeto, conforme o professor, é levar para a sociedade o melhor que está sendo produzido no mundo da ciência em termos de desenvolvimento de crianças e formação humana, além de contribuir para a formação de jogadores, sobretudo daqueles que têm perfil e querem seguir na carreira esportiva.
O projeto desenvolve suas atividades a partir de algumas metodologias de ensino que, segundo o coordenador do projeto, professor Israel Teoldo da Costa, permitem ajustar o conteúdo à realidade da criança e dão direcionamento entre aquilo que se pode fazer em cada fase apropriada, respeitando a aptidão das crianças nesse desenvolvimento. “Uma das metodologias que a gente adota é o Teaching Games for Understanding, que coloca a criança como centro do processo e, a partir disso, tudo se constrói. Então a gente utiliza diferentes metodologias para que a criança possa se desenvolver cada vez melhor”, complementa o professor.
O UFV Soccer Academy atende, também, crianças em situação de vulnerabilidade social e econômica. Para isso, o projeto conta com o apoio dos pais e de órgãos municipais para propiciar as condições mínimas que permitam às crianças a participação nas atividades. A prefeitura da cidade de Cajuri, por exemplo, disponibiliza um ônibus para levar as crianças até Viçosa, onde o projeto é realizado.
Com apoio financeiro da Secretaria Nacional de Futebol, o UFVSA também oferece uniformes, chuteiras, caneleiras e meiões para todos os participantes. Segundo o professor coordenador do projeto, antes desse apoio, algumas crianças não tinham condições de comprar os materiais necessários para os treinos. Além disso, o projeto também atende crianças com paralisia cerebral, com transtorno do déficit de atenção, com hiperatividade (TDAH) e outros comprometimentos.
As atividades do UFV Soccer Academy são realizadas duas vezes por semana com duração de 45 a 60 minutos (a depender da idade), no campo do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa. Além disso, promove atividades em dois finais de semana por mês, com a participação dos pais. Os monitores do projeto são estudantes da graduação do curso de Educação Física da UFV de diferentes períodos, além de pessoas da pós-graduação ao nível de doutorado, mestrado e especialização, que juntos, trabalham em prol do desenvolvimento infantil e por uma paixão em comum, o futebol.