Autor: Yan Gabriel da Conceição Oliveira
Período: 2019-2
Orientador: Rennan Lanna Martins Mafra
Resumo: Esta monografia tem como objetivo geral compreender como as músicas do rapper Emicida acabam por estabelecer dinâmicas temporais com o processo de escravidão das pessoas negras, de forma a instituir novas possibilidades de resistência e existências de tais sujeitos no espaço público e na construção de um novo mundo comum no Brasil contemporâneo. Para isso, lança mão de bibliografias dos campos da história e da comunicação, a fim de tentar discutir noções como: tempo irrevogável, presente, cenas de dissenso, indústria cultural, etc.., com vistas a buscar compreender como as pessoas negras, nos contextos do Brasil contemporâneo, buscam tematizar suas injustiças e instaurar novos horizontes possíveis a partir das expressões artísticas do rap, com foco nas músicas do cantor Emicida. Nesse sentido, utilizamos da metodologia de análise de conteúdo para analisar as letras do artista Emicida,em sete canções: Boa Esperança; Oásis; Principia; 9nha; Ismália; Eminência Parda; AmarElo. Como principais resultados, compreendemos a emergência de dois grandes climas/atmosferas temporais presentes nas músicas, constituídas, cada uma delas, por três emoções: 1) dinâmicas constituídas pela expressão de traumas passados sofridos por pessoas negras, a partir das emoções de raiva, angústia e tristeza; 2) dinâmicas constituídas pela expressão de possibilidades à ampliação de horizontes das pessoas negras, não apenas a partir de um gesto de resistência, mas, sobretudo de existência, a partir das emoções de exaltação, afeto e potência.
Palavras-chave: Brasil Contemporâneo, Negritude, Emicida, Tempo, Comunicação.