Todos gostamos de uma boa experiência durante nossas refeições, afinal de contas, queremos estar confortáveis nesse momento tão prazeroso, seja com os amigos, sozinho ou com seu amado, e não só o sabor da comida influencia na qualidade dessa ocasião, sendo necessário também que o local seja agradável, acolhedor, limpo e é claro que tenha uma boa música.
Diversos estudos já foram feitos a respeito da influência da música em nosso subconsciente, e durante nossas refeições não é diferente, o pesquisador Dipayan Biswas, por exemplo observou que músicas mais altas nos influenciam a pedir comidas menos saudáveis, enquanto músicas mais suaves estão ligadas a uma alimentação mais saudável.
Então como os restaurantes e bares conseguem trabalhar em volta disso? Depende muito de contexto, para um proprietário de um café chique não seria interessante colocar um rock pesado de fundo quando a maioria de seus clientes estão lá para relaxar, porém em um bar que reúne muitos amigos esse tipo de música pode ser interessante.
Em Viçosa temos diversos bares e restaurantes, mesmo que não seja uma cidade muito grande, com apenas 80 mil pessoas estimadas de morarem na região, o ambiente universitário e jovial fortalece muito o mercado, principalmente no centro da cidade onde vemos a presença de muito desses locais.
Variando de estilo e forma, as diversas localidades utilizam desde shows ao vivo, com artistas contratados para animar o publico, rádios da região sintonizadas de fundo, até playlists específicas e diversificadas, tudo isso para atrair e agradar os clientes.
“É um sistema que todos saem ganhando”, “trazer essa interação e músicas deixa o ambiente mais aconchegante” afirmaram clientes do bar e restaurante Quintal brasa e breja, presente na Avenida PH Holfs em Viçosa.
Visitamos diversos locais, dos mais variados estilos e conversamos com clientes e profissionais que trabalham nas localidades, além de músicos contratados também, perguntando a respeito de como as músicas ajudam os estabelecimentos a terem mais sucesso, quais as vantagens que elas trazem além do financeiro para o negócio e como essa “fusão” entre restaurantes e músicos ajudam a cidade.
O músico Gabriel Marinati de 21 anos, dono da loja “Arte e Rock” e que se apresenta em diversos estabelecimentos da cidade de Viçosa, nos disse que as músicas “tornam o ambiente mais agradável e atraem o público”, e comparou “dois barzinhos, um com musica ao vivo, e outro sem, o que tem (música) vai se sobressair”.
Ele também complementou que “a interação do público com os músicos melhora a comunicação das pessoas e proporciona lazer, e para a cidade creio que economicamente você atrai mais dinheiro, trazendo mais pessoas e atrações, é muito bacana e ajuda os músicos também a sobreviverem, aumenta a empregabilidade”.