Por Guilherme Soares
Todos conhecem música litúrgica, ou pelo menos já ouviram alguma vez em suas vidas os cantos e as melodias únicas que as tornam especiais, porém por mais que as pessoas possam admirar o estilo, é difícil ver ele sendo tocado e cantado nos dias de hoje, mesmo durante as celebrações das missas. A internet acaba sendo um dos poucos locais de acesso que as pessoas podem conferir músicas do gênero.
Porém esse canto que nos dias de hoje parece se tornar cada vez mais raro e ficar de certa forma escondido da grande população, na cidade de Viçosa encontra-se em uma crescente recente e vem chamando muita atenção nas celebrações das missas e eventos da cidade. E isso se deve graças a uma pessoa: Marcela Buback.
Natural do Espírito Santo, a cantora e compositora que se mudou para cidade e que tem um canal no Youtube com mais de 20 mil inscritos, tenta retomar para o canto litúrgico o destaque e popularidade que de acordo com ela “nunca deveria ter sido perdido”.
Dona de uma voz quase angelical e usando de um simulador do clássico instrumento Órgão, ela toca nas celebrações das missas, em casamentos e em diversos outros eventos na região o estilo mais tradicional religioso e maravilha aqueles que a ouvem, não é difícil você ver diversas pessoas curiosas e admiradas pelo trabalho de Marcela, se reunindo para parabenizá-la e conhecê-la melhor após uma celebração.
Ela também tem um projeto de coral com voluntários e profissionais que cantam em festividades católicas do município, influenciando ainda mais a cultura tradicional não só na cidade, mas também em todos aqueles que acompanham o serviço pela internet.
Entrevistamos a artista para conhecê-la melhor e entender os motivos de todo seu trabalho, assim também como ouvir um pouco de sua história e seus pensamentos a respeito da música litúrgica. Durante a entrevista também discorremos sobre o que é a beleza, sua importância na nossa vida e um pouco da tradição musical da Igreja. Infelizmente por questões de falta de equipamento o áudio e a imagem não estão ideias, porém o conteúdo é riquíssimo e vale a pena conferir: