Jornalismo | UFV

Produções laboratoriais e projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFV

TRIPLA JORNADA: Relatos e desafios da permanência de mães no ensino superior

Título: TRIPLA JORNADA: Relatos e desafios da permanência de mães no ensino superior

Autora: Laura Beatriz Sabino

Período: 2024-1

Orientadora: Mariana Ramalho Procópio Xavier

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a produção de um radiodocumentário sobre os desafios vividos durante a entrada e permanência de mulheres-mães no ensino superior a partir dos relatos e vivências de mulheres que experimentaram essa realidade. Nosso público-alvo são estudantes que passam por situações parecidas e interessados na temática. Nosso referencial teórico está fundamentado em estudos sobre os papéis de gênero e maternidade, passando por temas como carreira e estudo. Também refletimos sobre o gênero radiodocumentário e a construção da narrativa de um produto radiofônico. Em síntese, é possível dizer que falar da maternidade dentro do contexto universitário revela que as mães-estudantes estão em uma tripla jornada, com desafios institucionais, pedagógicos e sociais.

Palavras-chave: Radiodocumentário; Maternidade; Universidade; Ensino Superior.

Previous Post